Se tratando de segurança, o correto é que nunca deve acontecer uma surpresa de descobrir que o sistema de CFTV não estava operando, no dia a dia do usuário ou pior ainda: quando ocorre algum evento importante e boas imagens são essenciais para se tomar qualquer decisão dentro de uma empresa. Toda a credibilidade e confiabilidade do equipamento são perdidas e o custo de recuperação de confiança do usuário será grande.

A maioria dos sistemas iniciam fornecendo resultados excelentes, a qualidade da imagem pode decair radicalmente alguns meses depois. Isto não deve ser uma regra. Um programa de manutenção preventiva com um profissional qualificado pode assegurar que o sistema continuar᠍á a fornecer a mesma qualidade e desempenho do dia em que foi instalado. É fundamental um agendamento prévio das visitas, onde o profissional irá fazer testes completos de funcionamento, gravação, reprodução e resposta. Devem ser trocados conectores em mau estado, os equipamentos devem ser limpos e lubrificados, deve ser retirada qualquer sujeira ou poeira acumulada pelo tempo e verificar se existe mau contato no cabeamento e conectores, e também se assegurar que os operadores estão aptos a trabalhar com os equipamentos. O profissional deverá apresentar um relatório assinado, citando as condições de funcionamento do sistema, com informações como a hora, data e período de garantia dos serviços prestados.

– Para maior segurança, deixe seu Sistema de CFTV sempre em ordem para não correr riscos. Pequenos detalhes podem fazer muita diferença para o bem estar da empresa e de seus colaboradores.